Mulheres moradoras de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no Norte Fluminense, podem se inscrever para um curso gratuito que visa capacitar esse público para atuar em áreas operacionais do setor portuário.
Com a iniciativa, inclusive, participantes (que serão selecionadas) poderão receber ajuda financeira (veja mais abaixo) e ainda ser contratadas, na última fase do programa, para vagas de Assistente de Operações Portuárias.
A ação ocorre por meio de parceria entre a Prefeitura de Campos, Porto do Açu e Brasil Port (BPort). Para participar do curso é preciso ter ensino médio completo e 18 anos ou mais.
As inscrições podem ser feitas pela internet clicando no link ou pelo QR Code, ambos disponibilizados no site da Prefeitura. A previsão é que as aulas iniciem em outubro.
Sobre o curso
Intitulado "Programa de Qualificação de Mulheres", o curso será dividido em três etapas. Veja abaixo:
Primeira etapa - 20 mulheres inscritas serão selecionadas para a aplicação teórica no Instituto Federal Fluminense (IFF)
Segunda etapa - de cinco a sete mulheres serão selecionadas para a capacitação prática que acontecerá nas empresas do Porto do Açu, com duração de três meses.
Terceira etapa - Após o período de qualificação, a terceira e última etapa será destinada ao aproveitamento, quando haverá possibilidade de contratação.
"Essas mulheres que participarão do curso terão oportunidade de se qualificarem em Instituto Federal e empresas de grande porte que atuam na região. Quando elas encerrarem essas etapas, terão no currículo o peso de um curso dentro do próprio Porto do Açu, o que já é um diferencial", destacou a primeira-dama, Tassiana Oliveira.
Ajuda financeira
As mulheres selecionadas na primeira etapa vão receber bolsa de R$ 600, vale-transporte e lanche no IFF. As aulas vão ocorrer de segunda à sexta-feira, de 13h20 às 17h50.
Para a capacitação prática, no Porto do Açu, o Programa vai oferecer salário, benefício e transporte.
"É muito importante que essas parcerias aconteçam com foco em oportunidades de qualificação e empregabilidade", destacou a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana.
Analista de Recursos Humanos do Porto, Tielly da Silva Souza, ressalta a parceria do Programa com a Prefeitura e com o IFF.
"Queremos um programa diferenciado para as mulheres dos dois municípios de atuação e, por isso, a importância de construir grandes parcerias", explicou.
A coordenadora de Relacionamento com a Comunidade, Lucília Marçal ressalta que "o grande objetivo é encontrar essas mulheres que desejam e acreditam que podem ser grandes operadoras".