Uma baleia Jubarte foi encontrada morta encalhada na Praia de Guaxindiba, em São Francisco do Itabapoana, na manhã desta quarta-feira (20).
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) informou que, após ser comunicada sobre o aparecimento do animal em Guaxindiba, acionou o Instituto BW, organização não governamental contratada pela Petrobras para monitorar o aparecimento de animais marinhos.
Em um primeiro momento, a baleia estava presa em pedras, distante da faixa de areia. Com a mudança na maré, houve aproximação, mas ainda com distância significativa, o que, por medidas de segurança do Instituto BW, impede a aproximação dos técnicos. A previsão é que, na manhã desta quinta-feira (21), seja possível se aproximar, analisar e coletar amostras para definir a causa da morte. O animal encalhado é um macho da espécie Megaptera novaeangliae, conhecido como Jubarte.
De acordo com o Instituto BW, é comum, durante o inverno, o aparecimento da Jubarte no litoral do Sudeste, visto que elas saem do Sul em direção ao Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde as águas são mais quentes. Segundo o órgão, como a população da espécie aumentou, era esperado o crescimento de encalhes.
Agentes e viaturas da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos e da Defesa Civil também estiveram no local e atuarão no enterro da baleia, assim que o procedimento for liberado.