Itanet

Bairros de Varre-Sai recebem mutirões de combate à dengue; drones ajudam a identificar possíveis criadouros

Ação preventiva começou nesta segunda-feira (5) no bairro Nossa Senhora Aparecida e Limoeiro.

Por JN Notícias RJ em 05/02/2024 às 19:42:10

Mutirões de combate à dengue começam em diversos bairros de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, nesta segunda-feira (5) com o uso de drones. O objetivo é identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Os primeiros bairros a receberem o mutirão foram Nossa Senhora Aparecida e Limoeiro. Nesta terça-feira (6), será a vez do bairro Santo Antônio receber o mutirão.


As ações ocorrem num momento de grande preocupação com o aumento dos casos de dengue no estado do Rio de Janeiro. Na capital, o prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou estado de emergência em saúde pública por causa de uma epidemia da doença. Em janeiro houve recorde de internações, depois de 50 anos.



Em todo o estado também há tendência de aumento nos casos e, por isso, avançar com os mutirões de conscientização tem sido a estratégia adotadas por muitos municípios para evitar o aumento dos índices.

"Por enquanto, não temos muitos casos de dengue. Mas a previsão é de que haja um aumento de casos da doença nos próximos dias. Então, solicitamos que a população receba nossa equipe que vai fazer orientações e limpeza dos quintais para evitar a proliferação do Aedes aegypti e novos casos da doença. Precisamos da ajuda da população, se cada um dedicar dez minutos por semana na limpeza de seus quintais, a gente consegue conter a proliferação do mosquito transmissor e evitar a disseminação da dengue no município", disse o secretário municipal de Saúde, Rafael Fabbri Ramos.

Em Varre-Sai, a ação da Secretaria Municipal de Saúde ocorre sob a coordenação da Vigilância Epidemiológica, por meio agentes comunitários de Saúde e agentes de endemias. O trabalho é realizado em parceria com equipes da Secretaria Municipal de Obras.

"Disponibilizamos mais de 20 funcionários, equipe de limpeza das ruas e trabalhando com máquinas e caminhões. Solicitamos à população que permita que os funcionários entrem nos quintais para fazer a limpeza pesada e que ajudem a identificar os focos", lembra o secretário municipal de Obras, José Maria Pellegrini


Comunicar erro
Transmania FM
transmania