Vereadores do municĂpio de São FidĂ©lis aprovaram o pedido de abertura de Comissão Processante (CP) que pode afastar o prefeito Amarildo Alcântara. A votação ocorreu na manhã desta quarta (7). O pedido de abertura de uma CP foi feito em meio às denĂșncias de desvio de dinheiro do Fundo de PrevidĂȘncia dos Servidores Municipais.
Inicialmente o legislativo instaurou uma Comissão Parlamentar de InquĂ©rito (CPI) que tomou depoimento de diversos servidores e pessoas ligadas ao prefeito, inclusive a esposa do prefeito Amarildo foi uma das interrogadas pelos vereadores.
Diante de informações relevantes, foi aprovada por unanimidade a CPI que tem poderes para afastar o Prefeito das suas funções, para que os vereadores tenham mais autonomia na apuração dos fatos. Com o possĂvel afastamento do Prefeito Amarildo, deve assumir o vice-prefeito JosĂ© Willian.
Denuncia feita e pedido protocolado após gestores do Fundo de PrevidĂȘncia dos Servidores da Prefeitura de São FidĂ©lis terem prestado depoimento na CPI que investiga irregularidades no chamado "Fundão". Em depoimento à CPI, os servidores do Fundo teriam informado que quantias em dinheiro eram transferidas para contas pessoais deles, e que posteriormente, o dinheiro era repassado para parentes do prefeito. AlĂ©m da votação do pedido de uma abertura de comissão processante, a CPI vai ouvir os parentes do prefeito.
Desde que começaram a surgir as primeiras notĂcias sobre o desvio de dinheiro do Fundo de PrevidĂȘncia, servidores aposentados da Prefeitura de São FidĂ©lis tĂȘm lotado a Câmara Municipal em busca de informações. Eles tambĂ©m pressionam os vereadores e cobram que os mesmos tenham rigor na investigação e em seus posicionamentos, principalmente aqueles que de alguma forma apoiam o prefeito. A primeira Sessão OrdinĂĄria da Câmara vai acontecer nesta quarta-feira às 9h30 da manhã.