Itanet

Justiça mantém audiência do prefeito de São Fidelis

Com essa decisão da justiça fica mantido audiência para hoje quarta-feira

Por JN Notícias RJ em 28/02/2024 às 13:53:09

O Prefeito Amarildo Alcântara de São Fidelis, está sendo acusado de desvios de recursos do Fundo de Previdência Municipal, podendo perder o mandato, e responder criminalmente na justiça comum.

A câmara de vereadores instaurou uma Comissão Processante (CP) e está na fase das chamadas oitiva, ou seja, ouvir as testemunhas envolvidas, a defesa do Prefeito entrou com pedido liminar para que a oitiva fosse adiada, alegando que não houve tempo hábil para analisar os autos, pois o prefeito teria constituído novos advogados.  A liminar foi concedida, adiando a sessão, inicialmente marcada para sexta-feira (23), transferindo para esta quarta-feira (28).

A defesa entrou com um pedido de reconsideração de prazos, pedido o adiamento por 15 dias, recurso que foi negado pela justiça, mantendo a oitiva para hoje (quarta). Existe outro recurso impetrado pelos advogados de Amarildo, um agravo de instrumento, que ainda está pendente de análise.

O Prefeito está sendo acusado de desvio de recursos do Fundo de Previdência dos servidores municipais. Segundo relatos já apurados pelos vereadores, o contado responsável pelo fundo e mais duas servidores estariam envolvidas. O dinheiro pertencente ao fundo, supostamente era transferido pelo contador para as contas particulares das duas servidoras que sacavam a quantia e entregavam em mãos, ao prefeito e familiares do Prefeito. As servidoras em declarações à imprensa local confirmam o desvio e dizem que são inocentes, que fizeram porque o prefeito pediu.

Fato é que, pelo que foi apurado até o momento, houve o desvio. Resta saber onde está o dinheiro que ultrapassa valores de mais de 1 milhão de reais, cabendo a Câmara apurar e provar a participação ou não do chefe do executivo. Caso seja provado a participação efetiva de Amarildo no esquema de desvio de verbas é possível que a câmara vote pelo afastamento dele até que tudo seja esclarecido.

Com a cassação  do prefeito assume o vice  José Willian, aliado de Amarildo e pré-candidato à prefeito. Em todas declarações públicas sobre o assunto, Amarildo tem afirmado, categoricamente, que é inocente e irá provar.


Fonte: São Francisco 24h


Comunicar erro
Transmania FM
transmania