Nesta sexta-feira (5/5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergĂȘncia internacional provocada pela covid-19. O ComitĂȘ de EmergĂȘncia, em sua 15ÂȘ reunião, ocorrida no dia 4/5, havia recomendado o fim do Estado de EmergĂȘncia de Saúde Pública de Importância Internacional, o mais alto nível de alerta da OMS, que foi anunciado hoje pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesu.
A emergĂȘncia havia sido declarada no fim de janeiro de 2020. A covid-19 matou oficialmente quase 7 milhões de pessoas no mundo todo, mas a organização estima que esse número possa chegar a 20 milhões.
A OMS reforça a importância de os países manterem os sistemas construídos para enfrentar a pandemia e não passarem a mensagem errada de que não hĂĄ mais motivo para se preocupar com o vírus.
Embora possa parecer, a OMS não decretou o fim da pandemia. De acordo com Michael Ryan, diretor-executivo da organização, provavelmente não haverĂĄ um momento em que a OMS decretarĂĄ o fim da pandemia.