O prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o "Alfredão", prĂ©-candidato à reeleição, lidera a primeira pesquisa eleitoral de intenção de voto realizada no MunicĂpio. A pesquisa estĂĄ registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nĂșmero RJ-08982/2024, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela RĂĄdio Avahy FM e foi realizada entre os dias 9 a 11 de maio, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo os dados levantados pelo Instituto Personel AgĂȘncia de Serviços e Pesquisas, na Estimulada, cinco nomes de possĂveis prĂ©-candidatos a prefeito foram apresentados aos entrevistados: Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão), Emanuel Medeiros da Silva (Nel), Bruno Monteiro de Barros (Dr. Bruno), Ricardo Tinoco Novaes (Kadu Novaes) e Adilson Ribeiro Rodrigues (Adilson Ribeiro).
O prefeito de Itaperuna e prĂ©-candidato à reeleição, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o "Alfredão", do partido União Brasil, aparece com 33,9% das intenções de voto, seguido pelo prĂ©-candidato a prefeito, o atual vice-prefeito do MunicĂpio, Emanuel Medeiros da Silva (PL), o "Nel", com 18,8%. Na terceira colocação, aparece o mĂ©dico e tambĂ©m prĂ©-candidato a prefeito, Bruno Monteiro de Barros (Novo), o "Dr. Bruno", com 16,4%. Na quarta colocação, aparece o empresĂĄrio e prĂ©-candidato a prefeito, Ricardo Tinoco Novaes (Republicanos), o "Kadu Novaes", com 14,3%, seguido pelo Jornalista e tambĂ©m prĂ©-candidato a prefeito, Adilson Ribeiro Rodrigues (PT), o "Adilson Ribeiro" na quinta colocação, com 8,6% das intenções de voto. Brancos e nulos chegam a casa de 6,5%. Não sabem, chega a casa de 1,5%.
Segundo os dados levantados a soma dos indices apurado pelos candidatos de oposição "Nel", com 18,8%, "Dr. Bruno", com 16,4%, "Kadu Novaes", com 14,3%, Adilson Ribeiro com 8,6% totalizariam 58,1% contra 33,9 % do atual prefeito Alfredão. Caso aconteça uma futura aliança entre os candidatos de oposição, o que dependeria de uma mudança radical quase improvĂĄvel no tabuleiro eleitoral da politica Itaperunense a situação mudaria consideravelmente.