Adolescente Ana Vitória de 17 anos que tirou a própria vida em Cardoso Moreira, chegou ser socorrida e levada ao Pronto Socorro Municipal. Segundo familiares a jovem vinha sofrendo com quadro de depressão pós parto deixando filho de 6 meses de idade.
Segundo relatos da equipe de socorro do Hospital de Cardoso Moreira, ao se dirigirem ao endereço da vítima relatos colhidos seria de tentativa de suicídio por ingestão de medicamentos. Ao chegar no local e realizado socorro da vítima equipe percebeu que a vitima apresentava sinais vitais e também apresentava uma escoriação linear em seu pescoço sendo levada ao Pronto Socorro, onde foram realizadas manobras de reanimação sem sucesso com a vitima vendo a falecer.
NOTA DE PESAR DE TODA EQUIPE DO CIEP BRIZOLÃO ADMAR FERREIRA DE MEDEIROS:
É com imensa tristeza que noticiamos o falecimento da nossa querida ex-aluna Ana Vitória . Ela deixará saudades eternas em nossos corações e será lembrada sempre com muito carinho. Nossos mais sinceros sentimentos à família e amigos nesse momento de dor. Descanse em paz. (CIEP BRIZOLÃO ADMAR FERREIRA DE MEDEIROS)
Quais são os sintomas de depressão ?
Em geral, eles são os mesmos sintomas da depressão na fase adulta. Entretanto, algumas características são bastante específicas dessa faixa etária. Confira a lista abaixo:
Mudança de humor
Mudanças de comportamento
Queda no rendimento escolar
Alteração no sono e no apetite
Sintomas físicos
Automutilação
Pensamento sobre suicídio
Mudança de humor
Tristeza e angústia são os sinais mais conhecidos. A irritabilidade é uma alteração bastante característica dos jovens. Por isso, é comum o adolescente apresentar mau humor excessivo, agressividade, reações exageradas e explosivas.
Mudanças de comportamento
Sintomas de depressão na adolescência bem clássicos são: falta de animação, baixa autoestima, apatia e tédio. Dessa forma, frases como "ninguém me entende", "nada vai dar certo" pedem atenção. Além disso, se isolar e a perder a vontade de fazer atividades que antes o adolescente gostava são sinais de alerta.
Queda no rendimento escolar
Ter problemas na escola é um sintoma bem específico. A depressão diminui a concentração, raciocínio e memorização. Dessa forma, o aluno enfrenta problemas em aprender toda a matéria. Também pode ficar mais disperso ou dormir durante a aula. Além disso, geralmente as faltas começam a ser mais comuns.