Inicia hoje a corrida para o pleito municipal na eleição que este ano irá acontecer no dia 06 de outubro (primeiro turno) para os municípios onde acontecerá segundo turno a eleição acontecerá no dia 27 de outubro, nos municípios acima de 200 mil eleitores é possível que aconteça eleições em segundo turno.
Em Italva, encerrado o prazo para registro de candidaturas o cenário ficou definido da seguinte forma:
O ex- prefeito interino no ano 2020, Alcirley Lima irá concorrer a vaga do executivo pelo partido União Brasil 44. Alcirley se tornou prefeito interino após cassação da ex-prefeita Margareth no ano 2020 e tão logo assumiu o cargo enfrentou a pandemia do COVID-19.
O vice em sua chapa é o empresário Gerlindo motoka que disputou a eleição de 2020 perdendo para Léo Pelanca. Gerlindo foi vereador por 2 mandatos.
Pelo partido AVANTE 70, o vereador Claudinei Melo irá concorrer ao cargo de prefeito, Claudinei foi vereador entre 2017/2020, foi presidente da câmara municipal chegando assumir por alguns dias o cargo de prefeito interino. Claudinei se une ao seu candidato a vice Alexandre Buru.
Pelo PL- Partido Liberal 22, o atual prefeito Léo Pelanca está concorrendo a reeleição. Léo Pelanca aposta nas suas diversas realizações realizadas durante seu mandato e que trouxe o progresso para cidade. Recentemente comprou o prédio da antiga casa de saúde acreditando que com mais um mandato poderá dá continuidade ao seu Programa de investimento em saúde. O seu vice é o Plínio Fernandes, amigo pessoal do Léo, coordenou suas duas campanhas em 2016 e 2020.