A Prefeitura de Itaperuna, RJ, atravĂ©s da Secretaria Municipal de SaĂșde realiza uma sĂ©rie de importantes projetos e programas no municĂpio.
O Programa Atenção Integral à SaĂșde da Pessoa Idosa (PAISPI) tem por finalidade realizar o acompanhamento de todos os idosos do municĂpio. A avaliação se inicia com a aplicação da caderneta do idoso, quando os profissionais da equipe de saĂșde da famĂlia, mĂ©dicos e enfermeiros; juntamente com os profissionais do NĂșcleo de Apoio à SaĂșde da FamĂlia (NASF), psicólogo, nutricionista, fisioterapeura, assistente social e farmacĂȘutico avaliam o idoso integralmente.
Os idosos identificados pela equipe, que necessitarem de avaliação, devido o VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) alto ou por outras vulnerabilidades, são encaminhados para os profissionais da Equipe de SaĂșde do Idoso (mĂ©dico geriatra, enfermeira e psicopedagoga). Esses idosos são acompanhados por essa equipe, podendo ser referenciados para o CDA/CDP (Centro da Doença de Alzheimer e Parkinson), caso seja identificada uma dessas doenças.
Os profissionais da Atenção PrimĂĄria à SaĂșde (APS) ao identificarem que a pessoa idosa perde suas funcionalidades sociais, atreladas ao mercado de trabalho, falta de convĂvio social, abandono e demais situações procuram as unidades de saĂșde para alĂ©m do cuidado com a saĂșde.
Com a ajuda da Coordenação da Ărea TĂ©cnica de SaĂșde do Idoso - Secretaria de Atenção PrimĂĄria (SAPS) da Secretaria de Estado de SaĂșde do Rio de Janeiro (SES/RJ) foi possĂvel qualificar as equipes da APS e NASF, atravĂ©s de cursos e webinĂĄrios para melhor atender os idosos.
Entre os objetivos do PAISPI, aplicar a caderneta do idoso em todos os usuĂĄrios acima de 60 anos com a equipe multidisciplinar, alĂ©m de realizar a avaliação multidimensional do idoso, promovendo a saĂșde e prevenindo as doenças.
Os profissionais do setor ainda visam estimular a memória dos pacientes; fortalecer o vĂnculo com a famĂlia; estimular hĂĄbitos alimentares saudĂĄveis; estimular a prĂĄtica de exercĂcios fĂsicos; orientar adaptação de móveis em suas residĂȘncias; fortalecer o vĂnculo com a Unidade de SaĂșde da FamĂlia; alĂ©m de promover a equidade e universalidade do cuidado aos idosos, visando atender todas as suas demandas, encaminhando-os para toda a rede de serviços (CRAS, CREAS e Conselho do Idoso), àqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade.
JĂĄ em relação à equipe de referĂȘncia, esta foi criada para auxiliar nos casos mais complicados. Assim, os idosos que necessitarem de avaliação com o mĂ©dico geriatra são referenciados. A equipe de referĂȘncia tambĂ©m Ă© composta por enfermeira e psicopedagoga que auxiliam no cuidado à saĂșde do idoso.
CDA/CDP - CENTRO DE ATENDIMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER E PARKINSON
Os pacientes cadastrados com as doenças de Alzheimer e Parkinson são acompanhados pelos profissionais do setor, que realizam uma sĂ©rie de atendimentos de avaliação.
TĂ©cnica cognitiva trimestral, avaliação tĂ©cnica cognitiva em pacientes novos, busca ativa, bem como auxiliar no processo que garanta a medicação (confecção de receitas e laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamentos), alĂ©m de atendimento psicopedagógico, grupos de orientação a familiares e/ou cuidadores, consultas e acompanhamento do portador da patologia.
Uma vez por semana são realizadas reuniões para os cuidadores com os profissionais do setor. Hoje o setor Ă© um espaço adaptado e especializado com melhor condição de atendimento das patologias. O CDA/CDP Ă© uma referĂȘncia Estadual com total apoio Municipal.
DOENÇA DE PARKINSON - Ă um distĂșrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores. Danos às cĂ©lulas nervosas do cĂ©rebro fazem com que os nĂveis de dopamina caiam, causando os sintomas de Parkinson. Geralmente, a doença de Parkinson começa com um tremor na mão. Outros sintomas são movimento lento, rigidez e perda de equilĂbrio. Medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas de Parkinson.
DOENÇA DE ALZHEIMER - Ă uma doença degenerativa do cĂ©rebro, que produz demĂȘncia (perda da capacidade de lidar com informações). A Doença de Alzheimer produz atrofia cerebral progressiva, gerando um quadro insidioso, com maior prevalĂȘncia após os 65 anos. Com a evolução do quadro ocorre perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar limitação da linguagem e distĂșrbio de comportamento.
Um dos lemas da equipe do CDA/CDP Ă© "quanto mais cedo se inicia o tratamento, maior Ă© a expectativa de vida". Entre os objetivos do programa, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, bem como de seus respectivos familiares.
São muitas as atividades desenvolvidas pela equipe, como por exemplo, a estimulação cognitiva dos pacientes; atividades envolvendo jogos terapĂȘuticos, visando trabalhar o raciocĂnio lógico; alĂ©m de exercĂcios que estimulem a criatividade, atenção e desafios da memória. As atividades são elaboradas para atender o perfil cognitivo de cada pessoa.
O CDA/CDP estĂĄ localizado na Rua 10 de Maio, nĂșmero 893, anexo ao Posto de SaĂșde Dr. Raul Travassos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Acompanhe as notĂcias e informações sobre a Secretaria Municipal de SaĂșde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!
Fonte: DECOM - Itaperuna