Hoje, dia 17 de Junho, o município de São João da Barra completa 173 anos.
São João da Barra é um município do Norte Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Ocupa uma área de 462,611 km², e possui cerca de 32 mil habitantes.
Quem busca tranquilidade no litoral Norte Fluminense e belezas naturais ímpares, não pode deixar de visitar e se hospedar em São João da Barra. Conhecida por ser uma cidade bucólica, reserva ricos patrimônios naturais, históricos e culturais. Está incluída, com destaque, na Região Turística da Costa Doce.
O município fica localizado na margem direita da foz deltaica do Rio Paraíba do Sul. O visitante encontrará aqui clima ameno com vento nordeste predominante, recursos naturais, muita história e povo acolhedor. São 32 km de praias, sendo Grussaí a mais concorrida. O município conta ainda com as praias de Atafona - com areias monazíticas e onde há o encontro do rio com o mar, formando um grande delta, e onde ocorre o processo erosivo. Por outro lado, as praias de Chapéu de Sol, Iquipari e da Barra do Açu têm muita tranquilidade ao uso familiar.
História
Em 1676 o povoado foi elevado à categoria de Vila e a economia girava em torno da pesca, criação de gado e o início da cultura da cana. Por essa época foram abertas a rua da Boa Vista e a rua do Caminho Grande. Já no século XVIII, o transporte fluvial ganha força devido o escomento da produção açucareira para Salvador, Bahia. O crescimento do porto acarretou desenvolvimento urbanístico da Vila, aumentando a população. Novas ruas foram abertas, entre elas a rua do Rosário, a rua de São Benedito (atual rua dos Passos), rua Sacramento e a rua da Banca. Melhorias na Igreja Matriz e na Casa da Câmara e Cadeia Pública também aconteceram neste período. No início do século XIX, quando a Família Real se mudou para o Brasil, São João da Barra, que já se dedicava ao comércio, passou a suprir as necessidades da Corte. O comércio se intensificou e, consequentemente, as condições financeiras dos habitantes. O desenvolvimento fez com que, em 17 de junho de 1850, o imperador Dom Pedro II elavasse a Vila de São Pedro da Praia à categoria de Cidade, denominando-a São João da Barra. Foram inauguradas a Santa Casa de Misericórdia, a Usina de Barcelos, a Companhia de Navegação, a Companhia Agrícola, a Companhia de Cabotagem, a Sociedade Musical e Carnavalesca Lira de Ouro, a Banda Musical União dos Operários e a Sociedade Beneficente dos Artistas.
No início do século XX, os problemas de assoreamento da foz do rio Paraíba do Sul se intensificaram, forçando a venda da Companhia de Navegação, que já enfrentava problemas com a competição gerada pela abertura da navegação a navios estrangeiros. São João da Barra entrou em decadência e só não foi total, devido ao surgimento da Industria de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho. No final da década de 1970, a cidade voltou a prosperar com a descoberta do Petróleo, recebendo royalties por ser município limítrofe aos campos produtores de petróleo, tornando-se definitivamente produtor a partir do ano de 2000 e agora, promete ainda mais desenvolvimento com a construção do Porto do Açu.
Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Barra