O vereador Rio Lu (PDT) de Campos dos Goytacazes, levou um balde contendo água com fezes para uma reunião da Câmara de Vereadores do município nesta terça-feira (20).
De acordo com o mesmo, o balde com fezes seria uma forma de protesto, a favor dos moradores do bairro Santa Edwige, que não possuiem tratamento básico de esgoto adequado.
Diversos manifestantes estiveram presentes na reunião, com cartazes, apoiando o vereador.
Em um determinado momento, durante a fala do vereador, ele se exaltou e acabou derramando o líquido no local, gerando reclamações de outros vereadores, a respeito do mal cheiro que teria ficado no local.
O presidente da casa Marquinhos Bacellar, não se mostrou contente com a forma de protesto e afirmou "Longe de mim repreender um vereador, mas houve um excesso do vereador Rio Lu. Aqui é a casa do povo, a casa da manifestação. Isso tem que ser respeitado. Mas daí, então, sujar a casa é algo que não é aceitável. Mas, enfim, isso é algo que nós colegas vamos conversar após a reunião. Isso é algo que se resolve entre a gente".
Em dezembro de 2022, o atual prefeito do município, Wladimir Garotinho, anunciou o Programa Bairro Legal para o bairro em questão, porém até o momento, a promessa ainda não se concretizou.
A empresa Águas do Paraíba, que é a concessionária responsável pelo tratamento de esgoto do município, emitiu uma nota a respeito do caso, confira uma parte:
"A concessionária ressalta que as obras para implantação da rede coletora de esgoto sanitário no Parque Santa Edwiges estão em fase de planejamento e já foram realizados os levantamentos necessários nas ruas, visto que trata-se de um bairro de pequena extensão. É importante frisar que não há cobrança de tarifa de esgoto para os moradores desta localidade."