Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil

Lula quer que Daniela Carneiro peça demissão do Ministério do Turismo

A substituição na pasta é uma cobrança da cúpula do União Brasil


Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentam costurar um acordo com Daniela Carneiro, para que ela peça demissão do Ministério do Turismo. A estratégia visa reduzir os desgastes para Lula diante da necessidade de demitir uma ministra mulher para abrigar o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA).

A substituição na pasta é uma cobrança da cúpula do União Brasil. Lula passou a costurar a troca no Ministério do Turismo como forma de ampliar o apoio dentro da bancada do partido na Câmara dos Deputados.

A pressão do União Brasil pela troca da ministra ganhou força depois que o prefeito de Belford Roxo deixou o partido. Daniela também briga na Justiça Eleitoral para deixar o União Brasil sem perder o seu mandato de deputada federal.


Apesar do desgaste provocado pela troca ministerial, Waguinho Carneiro já indicou que seu grupo político seguirá apoiando o governo Lula. "Se o presidente Lula falar: 'Daniela, agora tua missão, que eu vou lhe dar, é na Câmara'. A Daniela vai pegar a missão do presidente e vai atuar na Câmara. Ela é a deputada mais votada do estado do Rio de Janeiro e atua muito bem na Câmara", disse ele.

Auxiliares de Lula argumentam que o petista fez questão de explicar a situação política da ministra durante um encontro que tiveram no Palácio do Planalto. A estratégia teria sido uma tentativa de rebater as críticas de que o futuro de Daniela estaria sendo decidido por dois homens, Lula e o marido dela, Waguinho Carneiro, enquanto ela estaria de fora das tratativas.

Para evitar críticas ao governo pelo suposto machismo na pressão pela troca ministerial, a ministra passou a fazer diversos acenos a Lula. "Um turismo que respeita as mulheres. Falando em respeito, nós estamos em um governo que literalmente respeita as mulheres. Inclusive, eu sou a 11ª mulher ministra do governo do presidente Lula. Me sinto muito honrada, muito lisonjeada de poder, através dessa política tão importante, que é o turismo, empoderar as mulheres", disse a ministra nesta quarta-feira (21).


Na semana passada, em audiência na Câmara dos Deputados, Daniela Carneiro já havia citado o "machismo" como forma de pressão contra o seu trabalho. "Para alguns, há a questão do machismo estrutural, sou da Baixada fluminense, tenho uma história, uma vitória muito grande, meus eleitores confiam em mim. Apoiei o presidente Lula de coração, fizemos uma campanha muito linda e admiro muito e torço muito para que o governo dê certo", afirmou.






Gazeta do Povo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!