Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para as inscrições para o alistamento no Serviço Militar para jovens que completam 18 anos em 2023.
O alistamento pode ser feito pelo site, alistamento.eb.mil.br/, ou de forma presencial na Junta de Serviço Militar do município. Após 30 de junho, além de pagar multa, o jovem ficará vinculado para o próximo ano.
Para fazer o cadastro online no site é necessário informar o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e número de telefone. Já para o atendimento presencial, é preciso estar com o RG (cópia e original), CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de endereço de até quatro meses (cópia e original).
O jovem deverá se alistar entre janeiro e junho do ano em que completa 18 anos e, neste período, o alistamento é feito gratuitamente. Após este prazo, o jovem continua com o dever de se alistar, mas ficará em débito com o serviço militar até o pagamento da multa referente ao alistamento fora do período regulamentar.
O morador que estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:
-Obter passaporte ou prorrogação da validade;
-Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
-Prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino;
-Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
-Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
-Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
-Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Recrutamento voluntário
Profissionais médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários graduados, além de graduandos do último semestre destes cursos, também podem participar do recrutamento voluntário.
Os jovens selecionados têm a opção de permanecer no serviço ativo e podem, ainda, participar do "Projeto Soldado Cidadão", que oferece capacitação técnica para o mercado de trabalho em diversos ofícios, caso não optem por seguir a carreira militar.
O período da seleção ocorre normalmente de setembro a novembro. Outras informações podem ser obtidas no site no site do governo.