As equipes do Programa Estadual de Transplantes (PET) e o do NF-Transplantes realizaram a terceira captação de órgãos do ano em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O procedimento foi realizado nesta quarta-feira (5) no Hospital Ferreira Machado.
O paciente de 29 anos, da cidade de São Fidélis, teve Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) grave que evoluiu para uma morte encefálica após sofrer acidente de moto. A família autorizou a retirada do coração, fígado e rins do paciente.
Quatro pessoas que estão na fila da Central Estadual de Transplantes vão receber os órgãos.
"A equipe do NF-Transplantes precisou de muita calma, associando competência técnica à postura humanista, dado o estado emocional da família, consternada pela perda do jovem familiar. Mais uma vez agradecemos o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das equipes do HFM, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Programa Estadual de Transplantes, fundamentais nesse trabalho de salvar vidas e respeitar a família enlutada", disse o psicólogo Luís Cosmelli, integrante da equipe do NF-Transplantes.
Outras captações
A primeira captação de 2023 ocorreu em 06 de janeiro. Foram doados fígado e rins de um paciente de 32 anos, que morava em São Francisco de Itabapoana. Ele também teve sofreu Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) grave após acidente de trânsito.A segunda captação ocorreu em 4 de abril. Foram retirados fígado e rins de uma paciente de 48 anos, moradora de Campos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Doação
A doação dos órgãos de um paciente só ocorre depois da constatação de morte encefálica pela equipe médica especializada. Mesmo com a morte encefálica, os principais órgãos vitais podem permanecer aptos para serem transplantados em outras pessoas que estão na lista de espera e houve compatibilidade.
Pessoas vivas também podem ser doadoras de órgãos, mas no NF Transplante só ocorre a captação no pós-morte. Com a morte encefálica, podem ser doados os seguintes órgãos: o coração, os dois pulmões, as córneas, o fígado, os dois rins, o pâncreas e o intestino.
Fonte: G1