Eduardo e Carlos Alberto marcaram para o Alvinegro, que abriu 10 pontos de vantagem no topo da tabela.
O 1º tempo foi bastante movimentado em Porto Alegue. O Tricolor tomou as iniciativas e criou as melhores chances principalmente com Suárez, mas parou em boas defesas de Lucas Perri e não conseguiu abrir o placar. O Botafogo, por sua vez, até chegou a balançar as redes aos 24 minutos com Tiquinho Soares. No entanto, após revisão ao VAR, o gol foi anulado por impedido de Victor Cuesta no lance.
O Grêmio voltou pressionando para o 2º tempo e assustou quando Suárez tentou de cobertura e acertou a trave, com apenas quatro minutos. Apostando no contra-ataque, o Botafogo respondeu. Tchê Tchê tentou aproveitar a sobra do chute de Tiquinho, mas Gabriel Grando espalmou para salvar a equipe gaúcha.
Na sequência, em uma rápida troca de passes do Grêmio, Perri teve que trabalhar novamente. Suárez bateu de primeira, e o goleiro alvinegro espalmou. Reinaldo soltou uma pancada no rebote e, novamente, o camisa 12 operou outro milagre para evitar o gol do time da casa.
Até que aos 29, Di Placido cruzou para trás, e Eduardo chegou batendo de primeira para fazer 1 a 0 para o Botafogo.
O Grêmio sentiu o gol e não conseguiu reagir. O time carioca, por sua vez, trocou passes e ainda ampliou a vantagem. Aos 42, Marlon Freitas rolou para Carlos Alberto fazer 2 a 0 para o Alvinegro.
No fim das contas, o Grêmio até então único time da Série A que ainda não tinha perdido em casa na temporada, conheceu a primeira derrota em seus domínios e interrompeu um sequência de seis vitórias nos últimos sete jogos do Brasileirão.
O Botafogo, por sua vez, segue pleno no topo da tabela com 14 vitórias em 12 partidas.
Classificação do Brasileirão:
Grêmio: 3º colocado com 26 pontos, mesma pontuação do vice Flamengo
Botafogo: líder com 36 pontos
Próximos jogos do Grêmio:
Bahia (C) - 12/07, 19h - Copa do Brasil
Atlético-MG (C) - 22/07, 21h - Brasileirão
Goiás (F) - 31/07, 20h - Brasileirão
Próximos jogos do Botafogo
Patronato (F) - 12/7, 19h - CONMEBOL Sul-Americana
Red Bull Bragantino (C) - 15/7, 16h - Brasileirão
Patronato (C) - 19/7, 19h - CONMEBOL Sul-Americana
Fonte: ESPN