Nesta segunda-feira (10), um proprietário rural flagrou a presença de uma onça-parda na localidade de Agulha dos Leais, em Santo Antônio do Imbé, 3° distrito de Santa Maria Madalena, na região Serrana do estado do Rio de Janeiro.
A onça-parda, que é o segundo maior felino das Américas, é classificada como vulnerável. Apesar de estar presente em todos os biomas, sua população é bastante reduzida e estima-se que apenas mil delas estejam vivendo na Mata Atlântica, segundo dados do ICMBio.
As principais ameaças são a caça ilegal, a destruição de habitat e a ocupação humana desordenada. Por já ter populações naturalmente baixas e uma reprodução lenta, a perda de indivíduos causa grande impacto na sobrevivência da espécie.
A reprodução das suçuaranas, como também são conhecidas, acontece em média a cada dois anos e o período de gestação varia aproximadamente entre 80 e 100 dias, podendo dar à luz a até seis crias de uma única vez, embora o mais comum sejam apenas dois.
A região na qual a onça foi vista faz parte da área abrangida pelo Parque Estadual do Desengano (PED) que também abrange áreas de São Fidélis e Campos dos Goytacazes.