Os policiais ambientais da equipe da 3ª UPAm, foram acionados e de deslocaram à sede do CBMERJ em Cambuci (RJ), para a realização de um resgaste de um jovem Gato Mourisco (Jaguarundi) animal pertencente à fauna silvestre brasileira, que após um atropelamento precisava de cuidados veterinários.
Após o recolhimento o animal foi conduzido à Universidade Estácio, em Vargem Pequena, onde foi recepcionado pela a equipe de Veterinários do CRAS, e rapidamente submetido a avaliações e devidos cuidados médicos.
O Comando de Polícia Ambiental atuando em mais um trabalho em equipe buscando proteger nossa fauna silvestre e servir nossa sociedade com excelência.
O jaguarundi, também chamado eirá, gato-mourisco, gato-preto, gato-do-mato-vermelho e maracajá-preto, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos nativo do sul da América do Norte, e de boa parte da América Central e América do Sul, passando por quase todo o Brasil até o norte da Argentina.
É de porte médio e esguio. Sua coloração é uniforme com duas formas de cores, cinza e vermelho. Apresenta corpo alongado, com pernas relativamente curtas, cabeça pequena e estreita, orelhas pequenas e redondas, focinho curto e cauda longa, lembrando mustelídeos nesses aspectos. É cerca de duas vezes maior que um gato doméstico, atingindo quase 360 milímetros no ombro e pesa 3,5–7 quilos.
Fonte: CPAM