Quissamã, no Norte Fluminense, ocupou o primeiro lugar do Estado do Rio de Janeiro no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br).
Os números de 2023 foram anunciados no último domingo (6) e apontam Quissamã com o melhor resultado entre os 92 municípios do Rio e o 117° entre os mais de 5 mil do Brasil.
O ranking mede, em diferentes setores, o desempenho das cidades brasileiras nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com o ranking, Quissamã ficou com a pontuação de 58,67, ficando acima da média nacional, que é de 46,85.
O município se destacou, principalmente, nos seguintes itens: Saúde de Qualidade; Água Potável e Saneamento; Energias Renováveis e Acessíveis; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Produção e Consumo Sustentáveis; Ação Climática e Proteção à Vida Marinha.
O Índice avaliou 100 indicadores para definir o desempenho das cidades no cumprimento dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU em 2015.
A meta deve ser cumprida pelos países até 2030. A pesquisa levou em consideração os indicadores da gestão municipal, avaliados por observadores de universidades, organizações civis e órgãos de governo que asseguraram o ranqueamento de Quissamã como destaque no estado do Rio de Janeiro.
Fonte: G1