Itanet

RECORD de 140 deputados que assinam Pedido de impeachment contra Lula

Decisão de aceitar ou não o pedido dependerá do presidente da Câmara

Por JN Notícias RJ em 20/02/2024 às 13:56:16

A decisão de aceitar ou não o pedido depende exclusivamente do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Deputados federais de oposição ao governo do presidente Lula irão protocolar um pedido de impeachment contra o petista por conta de declarações recentes onde o chefe do Executivo comparou os ataques de Israel contra civis na Faixa de Gaza ao holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.


"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", afirmou o presidente, neste domingo (18/2).

Grande parte dos signatários ao pedido de afastamento de Lula são do PL, partido do ex-presidente  Bolsonaro.  A lista também conta com políticos do Republicanos, Progressistas e União Brasil.


A bancada da oposição na Câmara dos Deputados apresentou um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após declaração dele comparando as ações de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto. Até o momento, o pedido já conta com o apoio de 129 deputados federais na manhã desta quarta (21).



A ideia para abertura do pedido de impeachment é da deputada federal  Carla Zambelli (PL). Ela defende que não se pode comparar o que está acontecendo em Gaza com a morte de milhões de judeus ao longo da Segunda Guerra Mundial.

"O povo de Israel precisa ser respeitado e o holocausto não pode ser banalizado desta forma. Lula, tenha respeito pelas mais de 6 milhões de pessoas assassinadas", escreveu a parlamentar na rede social X, antigo Twitter.

O deputado federal Mario Frias (PL-SP), ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro e signatário do pedido de impeachment, rechaçou as declarações do presidente Lula sobre as ações de Israel contra a Faixa de Gaza.

"Com a declaração, e tantas outras no passado recente, Lula está fechando as portas do Brasil para uma potência militar e tecnológica que poderia beneficiar muito o nosso país através de parcerias e intercâmbios", afirmou o político

              .

            







Fonte: Gazeta do Povo/Metrópoles

Comunicar erro
Transmania FM
transmania