Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Gerson e Pedro estão na pré-lista de Dorival Júnior para a Data Fifa de setembro.
Seguindo recomendação da Fifa, a CBF começou a enviar na sexta-feira ofícios para os clubes convocando jogadores para as partidas contra Equador e Paraguai, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026. A relação final de 23 jogadores precisa ser definida até a próxima sexta-feira.
A convocação desta vez foge do que é habitual na Seleção. Por conta do início das principais ligas europeias neste fim de semana, a decisão de Dorival e sua comissão técnica foi adiar o anúncio da lista definitiva e fazer uma convocação maior, de 30 a 40 nomes, para cumprir o prazo estipulado pela Fifa para que a liberação seja obrigatória. A partir desta lista larga, como a CBF chama, o treinador fará cortes para chegar aos 23.
A Fifa exige que os clubes e associações sejam comunicados no máximo 15 dias antes da apresentação para que os atletas sejam liberados. O Brasil começa as atividades no próximo dia 2 de setembro, em Curitiba, palco do duelo com o Equador, no Couto Pereira. O prazo se esgota no próximo domingo. Já a relação final deve ser entregue dez dias antes do início dos treinos. Ou seja, na próxima sexta-feira.
A CBF ainda não se posicionou oficialmente sobre o tema e não anunciou a data da convocação. Com os comunicados aos clubes, porém, nomes começam a ser conhecidos, como o do quarteto do Flamengo.
Fabrício Bruno e Ayrton Lucas já tinham sido convocados por Dorival para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, em março. Caso esteja na lista definitiva, Gerson retorna após ter uma chance com Diniz na Data Fifa de outubro de 2023. Já Pedro esteve na Copa do Mundo de 2022, ainda na era Tite.
O departamento médico da CBF monitora a situação do centroavante, que sofreu uma lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda na vitória sobre o Bolívar, na última quarta-feira. A previsão do Flamengo é de que Pedro retorne aos gramados somente em setembro, mas foi mantido na lista.
O Brasil encara o Equador pela sétima rodada das eliminatórias no dia 5 de setembro, no Couto Pereira, em Curitiba. Cinco dias depois, dia 10, o adversário será o Paraguai, no Defensores del Chaco, em Assunção. Com sete pontos, a Seleção ocupa a sexta colocação, no limite da vaga direta para a Copa de 2026.