Termina nesta sexta-feira (16) o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 pela página do participante.
O Enem 2023 é voltado prioritariamente para estudantes que estejam no último ano do Ensino Médio que já tenham concluído essa fase. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como "treineiros". Pessoas privadas de liberdade também podem participar.
ACESSO - As notas no ENEM podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem necessárias para financiamentos estudantis, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
TAXA - A inscrição só será validada após o pagamento da taxa, no valor de R$ 85, que deve ser paga até 21 de junho. A guia de cobrança (boleto) é gerada na própria página do participante. Os interessados podem efetuar o pagamento da guia por meio de PIX, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança. O resultado para quem pediu isenção de taxa foi divulgado em 19 de maio.
ACESSIBILIDADE - O Enem também oferece recursos de acessibilidade para quem tem deficiência, condições especiais para fazer a prova e tratamento pelo nome social. Quem necessita de atendimento especializado e do Tratamento pelo Nome Social, de acordo com o Edital, deve fazer a solicitação no momento da inscrição. A inscrição e a prova também são oferecidas em Libras.
INSCRIÇÕES: O interessado deve acessar a página https://enem.inep.gov.br/participante/ com seu CPF e senha do gov.br. Já na página, deve clicar em "inscrição" e informar os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, endereço, entre outros.
O site do Enem é didático, mas caso o participante tenha dúvidas, basta acessar as opções na página inicial de orientações, dúvidas frequentes ou tutoriais.