Moradores de cidades da região relatam problemas com o gosto e o cheiro da água captada nos Rios Pomba e Paraíba do Sul. As queixas ocorrem em Aperibé, Campos, Itaocara, Pádua e São Fidélis. Os rios passaram a exibir uma coloração mais esverdeada.
O Inea orientou as concessionárias que atendem essas cidades a intensificarem suas amostragens da água captada e informou que realizará uma coleta extraordinária para verificar a qualidade da água dos rios Pomba e Paraíba do Sul.
No caso de São Fidélis, a concessionária Rio+Saneamento afirmou que a água distribuída no município está própria para consumo, sem oferecer risco à saúde. Identificou-se um aumento na quantidade de algas na água bruta, devido à redução da vazão do Rio Paraíba do Sul e ao alto índice de insolação dos últimos dias. A empresa informou que ajustou o processo de tratamento para minimizar a ocorrência de odor e sabor.
A Prefeitura de São Fidélis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, afirmou estar ciente das reclamações de moradores de diversos bairros sobre odor e sabor percebidos na água potável distribuída no município. A prefeitura está monitorando a situação em conjunto com a Rio+Saneamento e o INEA.
Fonte: sfnotícias